Assentamento de Piso Intertravado

O que é piso intertravado ou bloquete de concreto?

Pavimento intertravado é um tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável ou drenante, oferece excelentes ganhos ambientais e pode ser utilizado em vários lugares.

Como o próprio nome já diz, o pavimento intertravado se trava. Tratam-se de bloquetes de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral (mini guia ou guia padrão PMSP) e por atrito entre as peças. As juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte (areia ou pó de pedra), o que permite a utilização imediata do pavimento.

Esse tipo de piso pode ser utilizado em vários lugares, sendo bem comum de ser encontrado no dia a dia. Calçadas, ruas, estradas, ciclovias, praças, parques e garagens são só alguns dos locais onde esse tipo de pavimento pode ser usado.

Facilidade de execução

A primeira vantagem desse piso é que ele é instalado sem a necessidade de equipamentos sofisticados e mão de obra altamente qualificada. A execução pode ser feita manualmente, apenas encaixando bloco por bloco no padrão desejado. Os equipamentos usados no processo (guilhotinas de pressão, por exemplo) são simples e servem para cortar as peças que serão posicionadas nas extremidades do pavimento.
Além disso, como não há lançamento de concreto ou rejunte de cimento, o tempo de cura e secagem é dispensável e o tráfego de pessoas pode ser liberado assim que o piso for finalizado.

Drenagem eficiente

Quando há um correto espaçamento entre as peças do piso intertravado, a água da chuva pode ser escoada para os lençóis freáticos. Por permitir essa infiltração, o pavimento é considerado sustentável, pois evita a impermeabilização do solo e previne problemas, como acúmulo de água e enchentes.
Outros tipos de peças que também facilitam a drenagem e são ecologicamente corretas são os bloquetes vazados usados para plantio de grama.

Tráfego mais seguro

Considerando que a superfície do piso intertravado é naturalmente antiderrapante, ele oferece maior segurança a veículos e pessoas se comparado a outros tipos de pavimentos. Isso significa que pode ser usado em trechos de ruas e estradas íngremes ou com curvas sinuosas, permitindo que motoristas tenham mais controle de seus automóveis.

Além disso, as propriedades antiderrapantes deste piso são muito benéficas para deficientes visuais e cadeirantes, principalmente porque é possível instalar peças com relevos que ajudam essas pessoas a se guiarem pelo ambiente.

Os bloquetes de coloração mais clara absorvem menos calor, proporcionando temperaturas mais amenas na superfície do pavimento. O resultado é a diminuição das ilhas de calor nas cidades e um conforto maior para as pessoas que transitam pela área.

Por refletir a luz solar com mais intensidade, esse piso também gera economia na iluminação pública. Isso o torna uma opção vantajosa para os municípios, que podem investir no material para pavimentar ruas, avenidas e praças.

Esses blocos de concreto podem ser encontrados em várias cores. Quanto aos formatos, a NBR 9781/2013, norma que rege a especificação das peças de concreto para pavimentação, confere que existem quatro tipos do piso.

Manutenção simples e barata

Devido à forma como é instalado, o pavimento intertravado oferece benefícios também na manutenção. Os bloquetes podem ser retirados e reutilizados sem dificuldade, com a ajuda de ferramentas simples. Nos casos em que o reaproveitamento no próprio local não é possível, as peças podem ser recicladas e usadas na fabricação de novas unidades.

Quando é necessário consertar tubulações enterradas, esse piso também é favorável, pois os bloquetes são removidos sem a necessidade de quebrar toda a superfície. Essas características se traduzem em uma manutenção de baixo custo.

O piso intertravado é indicado em diversas construções, pois é resistente, sustentável e fácil de ser instalado e baixa manutenção.

 

× Como posso te ajudar?
X