Serviços de Terraplanagem

O que é a terraplenagem

A terraplenagem nada mais é do que um processo que busca tornar a terra ou um determinado terreno plano. Ele é utilizado principalmente em terrenos que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir uma casa ou um edifício.

Para conseguir realizar tal feito, ele retira a terra dos locais mais altos do terreno e a deposita na parte mais baixa do mesmo, tudo para conseguir deixa-lo plano. Além disso, também consiste na limpeza do terreno, retirando eventuais detritos que lá estejam depositados, retirando inclusive vegetação, restos de árvores e possíveis pedras de maior porte que possam prejudicar a construção da residência em questão.

Como funciona a terraplanagem?

Cada local possui características topográficas únicas, demandando adequações específicas. Onde há excesso de terra, é preciso realizar obras de terraplanagem para retirá-las, como a escavação e remoção. Em locais onde há pouca terra, é utilizado o aterro através dos caminhões basculantes, por exemplo.

É preciso saber quais as cotas e níveis do terreno onde a obra será executada. Dependendo dos níveis, será preciso fazer um levantamento topográfico. O ideal é que o nível do terreno esteja o mais próximo da região, avaliando até mesmo o tipo de terra da do local.

Após um estudo, verificaremos qual processo será utilizado para viabilizar o nivelamento do terreno. De modo geral, esse serviço de terraplanagem consiste em um conjunto de cinco etapas: escavação, carregamento, transporte, espalhamento e compactação de terra.

 

× Como posso te ajudar?
X